COMO SÃO OS ARTRÓPODES
Ao contrário do esqueleto humano, que é interno, os artrópodes possuem um esqueleto externo, uma carapaça, conhecida como cutícula, feita de proteínas e de uma substância resistente chamada de quitina. Por envolver o corpo do animal pelo lado de fora, é chamada de exosqueleto.
Além de sustentar o corpo do animal e protegê-lo contra predadores, o esqueleto dos artrópodes terrestres diminui a perda de água por evaporação.
A rigidez da carapaça é importante pois dá proteção aos artrópodes, mas isso também poderia dificultar seus movimentos. No entanto, são bastante ágeis, devido às suas articulações (são dobráveis). Esta característica dá nome ao filo.
A agilidade dos artrópodes é resultado também da existência de uma musculatura bem desenvolvida, com músculos capazes de contrações rápidas.
Outra característica dos artrópodes é a divisão do corpo em segmentos. E vários segmentos se juntam formando partes maiores, como a cabeça, o tórax e o abdome.
O CRESCIMENTO DOS ARTRÓPODES
O corpo dos artrópodes em fase de crescimento aumente de tamanho, mas seu exoesqueleto, que não cresce, não acompanha. Por isso, em certos períodos da vida, os artrópodes abandonam o exoesqueleto, crescem e fabricam outro maior. Esse processo é chamado de muda.
CLASSES DE ARTRÓPODES
Os artrópodes são divididos em 5 classes:insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes. Para entendê-los melhor, veja o quadro comparativo abaixo (cedido por Dal Bosco, o gurincrível, que confeccionou-o com base nas aulas do Prof. Dr. Carlos Alberto Genz) :