DEFINIÇÃO
Os nematoides, também conhecidos como nematelmintes, são vermes cilíndricos cujo corpo tem forma delgada, pontas afiladas e musculatura desenvolvida. Essas características os ajudam a penetrar o solo e os tecidos de outros seres vivos, habilidade bastante útil, tendo em conta que muitos deles são parasitas de animais e plantas.
Ao contrário dos platelmintos, os nematoides possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
LOMBRIGA
A lombriga é um parasita do ser humano, que causa uma doença conhecida como ascaríase ou ascaridíase. Elas possuem sexos separados, assim como a maioria dos nematoides, e medem entre 15 e 40 centímetros de comprimento.
Os vermes adultos vivem no intestino humano e podem colocar até 200 mil ovos por dia. Os ovos saem com as fezes, e dependendo da situação, podem contaminar água e alimentos.
Os ovos ingeridos produzem larvas no intestino, mas, antes de se instalarem nesse órgão, atravessam as paredes do intestino e caem na circulação sanguínea, seguindo um longo caminho até novamente voltarem para o intestino, onde terminam de se desenvolver. Lá, as lambrigas se alimentam dos alimentos já digeridos que chegam do estômago.
ANCILÓSTOMO E NECÁTOR
O ancilóstomo e o necátor são muito parecidos, medem entre 8 e 18 milímetros de comprimento. Ambos causam uma doença conhecida como ancilostomíase ou ancilostomose.
Os vermes se fixam na parede do intestino e sugam o sangue da pessoa, fazendo-a ficar anêmica. À medida que a anemia piora, o indivíduo sente falta de ar e passa a apresentar deficiências na circulação e no funcionamento do coração, que podem levar à morte.
O "ciclo de vida" deles é parecidíssimo com o da lombriga, veja a imagem:
FILÁRIA
A filária vive nos vasos linfáticos humanos, causando uma doença chamada de filariose, ou elefantíase. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue, banhar as células e devolvê-lo após esse processo. A presença das filárias nesses vasos tem como consequência sua obstrução e acúmulo de líquido, causando inchaços e deformidades.
As larvas produzidas pelas fêmeas migram dos vasos linfáticos para o sangue, Quando mosquitos sugam o sangue de indivíduos parasitados, os insetos adquirem as larvas, que continuam se desenvolvendo no corpo deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário