sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Poríferos

DEFINIÇÃO

        Os poríferos são animais aquáticos, de água doce ou salgada, também conhecidos como esponjas. Estes animais recebem esse nome devido à sua camada externa ser coberta de poros.

ALIMENTAÇÃO

        As esponjas são animais sésseis, ou seja, são fixos ao solo. Desse modo, eles não tem como ir até a comida, mas podem fazer com que a comida venha até eles. É aí que entram os poros.
        Os poros sugam a água para dentro do animal, onde vão parar no átrio, local onde células chamadas coanócitos balançam seus flagelos e retém partículas de comida. O balanço dos flagelos também faz a água circular, fazendo com que a água sem alimentos saia pelo ósculo, uma cavidade no topo do animal, e água com alimentos entre pelos poros novamente. Segue a imagem abaixo.



REPRODUÇÃO

        Os poríferos podem se reproduzir de duas maneiras, assexuada ou sexuada. Eles se reproduzem de maneira assexuada por brotamento, mas quando as condições ambientais não são favoráveis, elas se reproduzem sexuadamente, liberando espermatozoides e óvulos. O espermatozoide pode se mover, mas o óvulo não, ele permanece imóvel no corpo do animal. Quando ambos se encontram formam uma larva. A vantagem da reprodução sexuada é que a larva é móvel, podendo assim começar uma nova colônia em um local diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário